Acima ou Abaixo do Músculo?

Acima ou Abaixo do Músculo?

Qual a melhor localização das próteses de silicone 

Uma grande dúvida das mulheres é sobre qual a melhor posição para os implantes. Existe muito mito sobre o assunto, sendo comum ouvirmos frases erradas como “O plano submuscular tem menos risco de câncer” ou “Colocar o implante abaixo da glândula impede a mamografia” com base nestes mitos e opiniões de pessoas leigas.

Antes de qualquer coisa é preciso saber que existem três planos de colocação dos implantes. O plano submuscular é o mais profundo, o subglandular o mais superficial e o subfascial é um plano intermediário, ou seja, entre a glândula mamária e o músculo. Cada plano possui vantagens e desvantagens e deve ser indicado de acordo com cada paciente (veja quadro abaixo).

Características (Plano Escolhido)Visibilidade das bordas do implanteDor após a operaçãoRisco de distorção da mama aos movimentosRisco de contratura capsularDificuldade durante mamografias
SUBGLANDULAR++++++++
SUBFASCIAL+++++++
SUBMUSCULAR++++++++

Legenda– desprezível; + muito baixa; ++ baixa; +++ média; ++++ alta

Além disto, existem os planos mistos, nos quais cada parte da prótese fica sob um plano como o subfascial parcial (subfascial na porção medial e subglandular nas demais áreas) e o submuscular misto (submuscular superior e subglandular inferior).


Portanto, podemos dizer que não existe o melhor plano e sim o plano mais indicado para cada paciente. Sendo assim, de modo geral, para pacientes muito magras escolhemos o plano o submuscular, para correção de grande flacidez mamária o planos subfascial ou subglandular…


A melhor opção é uma boa consulta na qual a paciente será bem examinada pelo cirurgião plástico e este irá indicar o melhor plano.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Quero colocar silicone!