ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA SHOP COM DICAS SOBRE COMO ESCOLHER UM BOM CIRURGIÃO PLÁSTICO
Aumentar o tamanho dos seios, afinar o nariz ou retirar aquela gordurinha localizada…. Quem nunca se olhou no espelho e pensou em realizar uma plástica?
A cada ano o número de cirurgias plásticas aumenta no Brasil. O país número um no futebol já é vice-campeão mundial em cirurgia plástica, atrás apenas dos Estados Unidos. Com o grande número de profissionais e clínicas que prometem “mudar seu corpo e aumentar a auto-estima” fica a pergunta: Como escolher um cirurgião plástico de confiança?
Em primeiro lugar deve-se deixar bem claro que CIRURGIA PLÁSTICA DEVE SER FEITA APENAS POR CIRURGIÃO PLÁSTICO. Apesar de parecer óbvio, a lei brasileira não exige que o médico seja especialista em cirurgia plástica para abrir um consultório e começar a operar. Com isto, existe um grande número de médicos que se intitulam cirurgiões plásticos e passam a realizar cirurgias sem serem especialistas em cirurgia plástica. A consequência é um grande aumento de maus resultados e complicações. Para ser Cirurgião Plástico, além dos seis anos de faculdade de medicina, o médico deve fazer residência em cirurgia plástica, com carga horária de 60 horas por semana, durante 5 anos. Em todo este tempo o médico é avaliado e apenas os aprovados recebem o título de Cirurgião Plástico. Mas como saber se o médico é realmente cirurgião plástico com título de especialista?
Com a internet é fácil, basta consultar a situação do médico pelo site do Conselho Regional de Medicina. Em Minas Gerais o site é www.crmmg.org.br. O registro é obrigatório para todos os médicos e somente os cirurgiões plásticos com título de especialista terão a especialidade registrada.
Se o médico não tiver esta especialidade inscrita desconfie, pois significa que ele não é um especialista registrado em cirurgia plástica.
Outro site que pode ser consultado é o da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Neste, o registro não é obrigatório, mas as maiorias dos bons cirurgiões estão cadastrados. Um detalhe a se observar é o nível do associado. Membro aspirante é um médico que está em treinamento e ainda não foi aprovado em todas as provas. Apenas os membros associados e titulares são cirurgiões plásticos aprovados pela SBCP.
Outras dicas:
- Peça a seu médico de confiança que lhe indique um cirurgião plástico. Ginecologistas atendem mulheres durante todo o dia e vêem diversos resultados de cirurgias plásticas, sendo ótimos médicos para fazer esta indicação.
- Busque indicação de pessoas que já realizaram a cirurgia e ficaram satisfeitas com o resultado.
- Valorize o médico que participa de congressos, publica artigos em revistas médicas e faz estágios internacionais. Isto indica que ele está aprimorando seus conhecimentos e que é capaz de oferecer o melhor procedimento para você.
- Certifique-se de que o cirurgião é credenciado nos bons hospitais da cidade. Quem não é especialista, não consegue operar em hospitais tradicionais.
- Desconfie daquele médico que promete resultado, que não fala sobre os riscos do procedimento ou diz que tem uma técnica que só ele domina. Toda cirurgia tem riscos e não existem resultados milagrosos, com 100% de perfeição.
- Cuidado com preços muito baixos. Não entregue seu corpo a um médico despreparado pelo fato de ter dado o orçamento mais barato. Escolha sempre baseado nos princípios acima.
Finalmente, faça a sua parte, pesquise e consulte com quantos profissionais forem necessários até que se sinta confiante para realizar a operação. Lembre-se o primeiro passo para uma cirurgia bem sucedida é a escolha de um bom cirurgião plástico.
Dr. Lauro Avellán (CRM-MG 37.942/RQE: 16550) é Cirurgião Plástico com Mestrado em Ciências Aplicadas à Cirurgia pela UFMG. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da American Society Of Plastic Surgeons e da International Confederation for Plastic, Reconstructive and Aesthetic Surgery.