Como escolher um bom Cirurgião Plástico?

ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA SHOP COM DICAS SOBRE COMO ESCOLHER UM BOM CIRURGIÃO PLÁSTICO

Aumentar o tamanho dos seios, afinar o nariz ou retirar aquela gordurinha localizada…. Quem nunca se olhou no espelho e pensou em realizar uma plástica?

A cada ano o número de cirurgias plásticas aumenta no Brasil. O país número um no futebol já é vice-campeão mundial em cirurgia plástica, atrás apenas dos Estados Unidos. Com o grande número de profissionais e clínicas que prometem “mudar seu corpo e aumentar a auto-estima” fica a pergunta: Como escolher um cirurgião plástico de confiança?

Em primeiro lugar deve-se deixar bem claro que CIRURGIA PLÁSTICA DEVE SER FEITA APENAS POR CIRURGIÃO PLÁSTICO. Apesar de parecer óbvio, a lei brasileira não exige que o médico seja especialista em cirurgia plástica para abrir um consultório e começar a operar. Com isto, existe um grande número de médicos que se intitulam cirurgiões plásticos e passam a realizar cirurgias sem serem especialistas em cirurgia plástica. A consequência é um grande aumento de maus resultados e complicações. Para ser Cirurgião Plástico, além dos seis anos de faculdade de medicina, o médico deve fazer residência em cirurgia plástica, com carga horária de 60 horas por semana, durante 5 anos. Em todo este tempo o médico é avaliado e apenas os aprovados recebem o título de Cirurgião Plástico. Mas como saber se o médico é realmente cirurgião plástico com título de especialista?

Com a internet é fácil, basta consultar a situação do médico pelo site do Conselho Regional de Medicina. Em Minas Gerais o site é www.crmmg.org.br. O registro é obrigatório para todos os médicos e somente os cirurgiões plásticos com título de especialista terão a especialidade registrada.

Se o médico não tiver esta especialidade inscrita desconfie, pois significa que ele não é um especialista registrado em cirurgia plástica.

Outro site que pode ser consultado é o da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Neste, o registro não é obrigatório, mas as maiorias dos bons cirurgiões estão cadastrados. Um detalhe a se observar é o nível do associado. Membro aspirante é um médico que está em treinamento e ainda não foi aprovado em todas as provas. Apenas os membros associados e titulares são cirurgiões plásticos aprovados pela SBCP.

Outras dicas:

  1. Peça a seu médico de confiança que lhe indique um cirurgião plástico. Ginecologistas atendem mulheres durante todo o dia e vêem diversos resultados de cirurgias plásticas, sendo ótimos médicos para fazer esta indicação.
  2. Busque indicação de pessoas que já realizaram a cirurgia e ficaram satisfeitas com o resultado.
  3. Valorize o médico que participa de congressos, publica artigos em revistas médicas e faz estágios internacionais. Isto indica que ele está aprimorando seus conhecimentos e que é capaz de oferecer o melhor procedimento para você.
  4. Certifique-se de que o cirurgião é credenciado nos bons hospitais da cidade. Quem não é especialista, não consegue operar em hospitais tradicionais.
  5. Desconfie daquele médico que promete resultado, que não fala sobre os riscos do procedimento ou diz que tem uma técnica que só ele domina. Toda cirurgia tem riscos e não existem resultados milagrosos, com 100% de perfeição.
  6. Cuidado com preços muito baixos. Não entregue seu corpo a um médico despreparado pelo fato de ter dado o orçamento mais barato. Escolha sempre baseado nos princípios acima.

Finalmente, faça a sua parte, pesquise e consulte com quantos profissionais forem necessários até que se sinta confiante para realizar a operação. Lembre-se o primeiro passo para uma cirurgia bem sucedida é a escolha de um bom cirurgião plástico.

Dr. Lauro Avellán (CRM-MG 37.942/RQE: 16550) é Cirurgião Plástico com Mestrado em Ciências Aplicadas à Cirurgia pela UFMG. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da American Society Of Plastic Surgeons e da International Confederation for Plastic, Reconstructive and Aesthetic Surgery.